Tuesday, March 18, 2008

Uma Viagem de Muitos Quilómetros Começa por um Passo



Autor: Ana Cristina Alves

MOP 150



Não existe em língua portuguesa um livro desta natureza, no qual são abordados, de forma clara, simples e acessível, tão numerosos aspectos da cultura chinesa. Mitos, rituais, crenças, relações entre os homens e com os deuses, modos de dizer e de fazer, aspectos do quotidiano e estruturas de pensamento, perpassam nestas páginas, proporcionando uma aproximação à civilização milenar que se prepara hoje para escrever um novo capítulo da sua própria História e da História do Mundo.

A autora
Ana Cristina Alves é licenciada em Filosofia, Mestre na área da Filosofia da Linguagem e doutorada com uma tese intitulada “Experiência Religiosa na China Daoísta e Budista. O Discurso sobre o Feminino”.
Domina o Mandarim, falado e escrito.
Publicou no Diário de Lisboa um mini-conto intitulado “A Cidade de Papel”. Colaborou com a editora Vega no campo da Literatura Oriental. Traduziu do inglês “The Izu Dancer” do autor japonês Kawabata. Obteve uma bolsa da Fundação Oriente para fazer uma recolha de contos tradicionais indo-portugueses na antiga Índia Portuguesa.
Colaborou com a Trinova Editora na elaboração de um guia histórico, intitulado o “Guia do Mundo”. Reviu também a “Gramática da Língua Portuguesa” para chineses da autoria de Wang Suoying e Lu Yanbin, publicada em Macau pelo Instituto Português do Oriente, em 1996.
Publicou um artigo sobre caligrafia chinesa, intitulado “Arte de Escrever e Magia” na Revista da Administração Pública de Macau, n. 36, Vol. X, Julho de 1997. Publicou ainda nas Actas do Seminário Internacional de Português como Língua Estrangeira, que decorreu em Macau entre 21 e 24 de Maio de 1997, um artigo sobre a sua estadia em Beijing intitulado “Uma Experiência difícil”.
Publicou na editora Livros do Oriente, em co-autoria com Celina Veiga de Oliveira, um livro juvenil sobre Macau, intitulado “Oito Cartas de Macau”.
Publicou na Editorial Caminho, em co-autoria com Wang Suoying, uma colectânea de pequenos contos tradicionais chineses, intitulada “Contos da Terra do Dragão”.
Colabora semanalmente com o jornal Hoje Macau, abordando temas relacionados com a cultura e civilização chinesa.

No comments: